Estratégia Desafio TEC

O Desafio TEC promove a aproximação ativa dos jovens com a sua comunidade, organizações sociais e instituições públicas e privadas. Esta proposta formativa convida os estudantes a realizarem um projeto pertinente com a sua formação, de impacto comunitário e cujo resultado seja expressado na forma de um protótipo útil para seus potenciais usuários.

Metodologia ABP

O DESAFIO TEC visa o desenvolvimento de processos de ensino/aprendizagem em Institutos Técnicos, através da utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). 

A metodologia PBL, consiste no desenvolvimento de um processo de ensino/aprendizagem, no qual a aquisição de conhecimentos, atitudes e competências, por parte do aluno, ocorre no transcurso da elaboração de um projeto, que fornece uma solução para um problema atual e contextualizado localmente.

Para a realização do projeto, os alunos se desenvolvem nas seguintes áreas de competência:

Áreas de Competência - TAPS

A formação do Ensino Superior constitui uma área de preparação inicial para a vida profissional e, além disso, uma área de formação integral para a vida adulta. Esta preparação é construída articulando o domínio das competências próprias de uma especialidade, com a aprendizagem tanto dos objetivos transversais quanto dos objetivos e conteúdos da formação técnica. 

Vamos chamá-las de TAPS, pela letra inicial de cada uma delas:

Capacidade de trabalhar de forma complementar. Ou seja, unir forças e ordenar as competências de cada um, em torno de um objetivo comum, gerando um todo maior que a soma de suas partes.

Capacidade de flexibilizar comportamentos e pensamentos quando as circunstâncias mudam. Uma pessoa adaptável é aquela que está aberta a novas ideias e conceitos, para trabalhar de forma independente ou em equipe e para realizar várias tarefas ou projetos

Capacidade de interpretar, analisar, avaliar, fazer inferências, explicar e esclarecer significados. Baseia-se no raciocínio lógico, na capacidade de trabalhar com conceitos, na consciência das próprias perspectivas e dos pontos de vista dos outros e no pensamento sistêmico. Requer um desenvolvimento progressivo do conhecimento sobre o próprio pensamento e estratégias eficazes para pensar.

Processos e procedimentos voltados ao autocuidado pessoal, prevenção e limitação de riscos, bem como proteção contra acidentes capazes de causar danos a pessoas, bens ou meio ambiente decorrentes da atividade industrial ou do uso, operação e manutenção das instalações ou equipamentos e de a produção, uso ou consumo, armazenamento ou refazer de produtos industriais.

Depoimentos

Veja depoimentos e entrevistas docentes.

Sobre a Experiência ABP no Brasil